sexta-feira, 17 de junho de 2011

Atividade 4.4

Nome: Hortência Rita de Oliveira

Modalidade / Nível de Ensino
Educação Infantil

Componente Curricular
Natureza e sociedade

Tema:
Objetos e processos de transformação: OS VIGILANTES E PRESERVADORES DO MEIO AMBIENTE

Publico Alvo:
Os alunos do Pré-II Matutino.


Objetivo:
Desenvolver uma proposta metodológica de ensino de Ciências com alunos do Pré-II Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova no Município de Água Boa.



Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
•Construir idéias e estratégias para a preservação do meio ambiente;
•Discutir o conceito de lixo para cada sujeito;
•Conhecer quais os principais problemas ambientais causados pelo lixo na atualidade.

Duração das atividades:
1 aula de 40 minutos.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Trabalhar as noções de: ambiente, meio ambiente e ação do homem sobre a natureza.


Estratégias e recursos da aula
Atividade 1-Roda de conversa
1º momento - Articulando pensamento e linguagem oral.
Fiz uma reflexão com os alunos, o que é lixo, iniciamos o debate perguntando: quem sabe o que é lixo? A partir dessa pergunta, as crianças se interagiram , ajudando-as a estabelecer um diálogo, a pensar na fala umas das outras, nesse aspecto, criei situações para desafiá-las. Durante a conversação procurei ensiná-las a refletir sobre os problemas causados pelo lixo na escola, na comunidade e no planeta.
2 º momento – Visita ao lixão.
Neste segundo momento levei as crianças ao lixão, aterro sanitário de Água Boa- MT, onde eles puderam observar a quantidade de lixo, e como era a reciclagem. Nesse sentido, a visita ao lixão foi de extrema importância, pois evidenciou aos alunos a quantidade de lixo que é produzido em Água Boa e como esse lixo é tratado. Eles ficaram horrorizados por encontrar o lixo de Água Boa a céu aberto. Estavam perplexos com tanto detrito e resíduo, os quais chamavam de coisas nojentas. Podia-se perceber a tristeza com aquela situação nos semblantes das crianças e ao mesmo tempo eles perguntavam o que fazer para acabar com aquela situação.


Recursos Complementares:
Internet, Ônibus, Câmera Fotográfica.

Avaliação
Ao final do estudo, verificar se o aluno:
1.Construiu uma idéia sobre o lixo e a ação do homem na natureza;
2.Apresentou sugestões para melhorias no ambiente;
3.Registrou, em forma de desenho, suas idéias e percepções;
4.Assimilou o conhecimento necessário e procedimentos para orientar outras crianças;
5.Desenvolveram atitudes, realizando ações coerentes as descritas pela linguagem;
6.Desenvolveu autonomia de observar outras crianças e orientá-las quando fogem à preservação do ambiente escolar.


Considerações Finais:

O estudo que ora se encerra, nos mostra que é sim possível desenvolver e produzir pesquisas na educação infantil. Os educando participaram de forma ativa e realizaram uma reflexão profunda sobre a questão do lixo. Entenderam, no decorrer do processo da pesquisa, que faz-se necessário urgentemente uma mudança de hábitos e costumes para que a própria sociedade não morra soterrada no lixo.
Não existe mais verdade absoluta e os professores devem se preparar para isso. Como ensinar Ciências nessa amplitude sem acreditar nisso? Como desenvolver a Educação Libertadora/Construtivista sem mediar o equilíbrio entre homem e planeta?
Enfim, encerra-se esse estudo comungando do pensamento de Kassar e Freire no ´´tocante ser necessário que o professor assuma seu papel no processo de aprendizagem e eduque para a conquista da autonomia e equilíbrio entre homem/sociedade e universo``.

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