Modalidade:Educação Infantil
Componente Curricular:Linguagem oral e escrita, Arte Visual
Tema:Práticas de escrita, Falar e Escutar, Práticas de Leitura e O fazer Artístico
Dados da Aula
Pesquisar, na Biblioteca da escola, mitos e lendas da tradição popular
Ouvir uma lenda da tradição popular brasileira
Representar a lenda ouvida, através da linguagem plástica.
Duração das atividades
4 momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realiização desta aula as crianças deverão ter tido acesso anteriormente a algumas lendas e mitos.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento
A professora deve começar esta aula perguntando as crianças se elas sabem o que são lendas e mitos. Ouvir as crianças e fazer a mediação necessária para uma melhor compreensão destes textos. Em seguida a professora deve contar uma lenda que julgue ser do interesse das crianças e depois propor uma discussão sobre seu enredo, personagens etc. A professora deve solicitar que as crianças registrem a lenda ouvida, através de desenho e escrita.
2° Momento
Instigar a curiosidade e o interesse das crianças em relação a outros mitos e lendas que elas conhecem. Em seguida, sugerir uma visita à biblioteca para pesquisar e conhecer livros que narrem mitos e lendas.
3° Momento
Escolher um dos livros. Tal escolha poderá ser feita assistematicamente ou por eleição. Contar a nova história escolhida e apreciá-la.
4° Momento
A professora encaminhará a produção de fantoches com os personagens da história. Para confecção dos fantoches, a professora deve providenciar o material necessário e levar para sala. Todo processo de criação e produção dos fantoches deve ser, cuidadosamente acompanhado pela professora. Depois de prontos os fantoches, as crianças deverão ser encorajadas a fazer uma apresentação/contação da lenda para outra turma, usando o recurso dos fantoches.
Avaliação
Com esta aula é possível avaliar o nível de interesse das crianças em relação a lendas e mitos, a capacidade de assimilação de textos e personagens, bem como o desempenho das crianças na confecção dos fantoches.
Nenhum comentário:
Postar um comentário