A DANÇA NA EDUCAÇÃO IFANTIL
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula as crianças de 5 anos poderão:
Refletir sobre diferenças/limites e superações entre as pessoas.
Experimentar e observar diferentes percepções e sensações em relação a si, aos outros e ao mundo.
Duração das atividades
Entre 20 e 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’, ‘A Dança na Educação Infantil: filmes que ensinam’, ‘A Dança na Educação Infantil: o movimento que se expressa na arte’ , que contemplam temas como: a história da dança na humanidade, as danças contemporâneas.
Estratégias e recursos da aula
1° MOMENTO
No momento da história, o professor deverá sentar as crianças na roda e lê a história, procurando respeitar o texto escrito, ou seja, fazer a leitura do texto tal como se encontra escrito. Dessa forma, as crianças perceberão a diferença entre a leitura e a contação de uma história (a organização e estruturação de um texto narrativo, por exemplo).
Obs.: Nessa fase educacional é importante estar atento ao processo de formação da criança leitora. Na escola, estes momentos de leitura devem ser realizados diariamente pelo professor- leitor mais experiente, que é o principal agente dessa formação.
2° MOMENTO
O professor deverá entregar uma atividade em papel, para que cada uma registre suas impressões e sentimentos sobre a história ouvida. O professor poderá solicitar também que cada criança leia o que escreveu, registrando abaixo de sua escrita , a escrita convencional. Estas atividades auxiliam na apropriação/construção da escrita pela criança.
Recursos Complementares
Livro "O giro da bailarina", de Keyla Ferrari Lopes.
Avaliação
Perceberam as diferenças e os limites inerentes ao personagem da história lida;
Estabeleceram relações entre a história e a vida de cada uma;
Envolveram-se no registro da atividade solicitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário