segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MÓDULO VII – CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDÉIA DE RAÇA

MÓDULO VII – CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDÉIA DE RAÇA
PLANO DE AULA – AS DIFERENÇAS
Objetivos
- Trabalhar a questão da diversidade .
- Estimular o respeito às diferenças.
- Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
- Estimular a linguagem oral.
- Desenvolver a coordenação motora.

Material necessário
Livros e revistas de recorte, cartolina, tinta guache e giz de cera, massa de modelar, papel, lápis de cor.

Desenvolvimento
Atividade 1
Reunir a turma em círculo para ouvir uma história que trate da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Pedir que comentem. Aproveitar a roda de conversa para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.
Falar sobre a diferenças de cores e raças dos alunos e levá-los a refletir o porque cada um possui traços diferenciados , em seguida pedir que eles confeccionem bonecos negros morenos e brancos de massa de modelar e dê um nome para cada um. Fazer uma exposição na sala.

Atividade 2
Um dos problemas enfrentados pelas crianças negras é relacionado aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los lisos. Propor que a turma desenhe em uma folha os diferentes tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem.
Colocar a disposição dos alunos revistas de recortes e propor que os mesmos recortem figuras de pessoas diferentes, em seguida pedir que os mesmos colem em uma cartolina para expor no mural. Pedir que eles falem as diferenças que encontraram nas pessoas.


Avaliação
Oral e desenvolvimento das atividades. Observar nas atividades e falas se as crianças aceitam bem a diversidade e se todos valorizam suas origens e a auto-imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário